domingo, 30 de outubro de 2011

Catequese 1 - Sem diálogo não há relação

Na primeira sessão desta catequese, chegamos à conclusão que dialogar às vezes é difícil de concretizar, pois existem várias dificuldades como de expressão, de clareza, de capacidade de escuta e de respeito.

A história dos dois pássaros demonstrou claramente que a comunicação nem sempre funciona, pois estamos em perspectivas diferentes e não conseguimos ver a perspectiva do outro. É frequente que nós não nos conseguimos por no lugar do outro para compreender a sua perspectiva das coisas. A isto chamamos respeito pelo outro.

Na segunda sessão analisamos um dos diálogos de Jesus (Mc 10, 17-22):

Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens.





Nesta passagem do Evangelho podemos ver que Jesus se interessa pelo jovem e entra em diálogo com ele, confrontando-o com a lei de Moisés, os mandamentos relativos ao próximo. Além disso, é visível a sua ternura pelo jovem pelo olhar de afeição. É aqui que Jesus lhe faz o convite radical: amar a Deus sobre todas as coisas. No entanto, o jovem não percebe que para receber a vida eterna ele não deve amar as matérias terrestres, mas sim Deus, o salvador. Mas Jesus respeita a liberdade de dizer não.
Resumindo, Jesus mostra neste diálogo que o fundamento, a origem do verdadeiro diálogo é Deus.

Muitos santos, pessoas que eram oriundas de um estrado social alto, como Santo Antão entre outros, foram capazes de renunciar às coisas terrestres para serem seguidores de Jesus através do diálogo com os outros pela partilha da palavra e de toda a vida.

O diálogo com Deus, pela oração, é fundamental para nos podermos abrir aos outros.

Terminamos esta catequese com os "10 mandamentos do diálogo" e comprometemo-nos de os seguir nesta próxima semana, como também em toda a nossa vida.

DIALOGAR É PRECISO, MAS É FUNDAMENTAL SABER FAZÊ-LO.