sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Catecismo

Olá amigos,

no domingo teremos a nossa primeira sessão de catequese. O catecismo que iremos utilizar será "Somos +". Deixo-vos aqui alguma informação sobre este catecismo...

 

Apresentação do 8º ano – “SOMOS +”



 OBJECTIVOS GERAIS:
- Descobrir o outro como pessoa, pelo diálogo e relação;
- Viver a alegria e a esperança, em comunidade (Igreja), como expressão da adesão ao projecto de Jesus Cristo;
- Comprometer-se a ser sal e luz na sociedade em que vivemos.

 Se o 7º Ano está mais voltado para a descoberta da identidade pessoal, adquirindo particular importância a descoberta do sentido cristão da corporeidade e a definição de um projecto de vida, pela interiorização dos valores fundamentais, o 8º ano está centrado na dimensão relacional e comunitária de todo o ser humano e em particular do pré-adolescente.

 É de sublinhar, contudo, que, nos dois anos, o centro é Jesus Cristo, que continua a iluminar com a sua Palavra e a renovar a Igreja com o seu Espírito Santo, intervindo desse modo no crescimento da fé pessoal e comunitária dos pré-adolescentes.

 Estes objectivos são propostos a partir de 15 catequeses anuais, desenvolvidas ao longo de dois momentos (primeiro e segundo encontro) e distribuídas por três blocos em cada ano. Os temas do 8º ano inserem-se na sequência da experiência realizada no 7º ano. Há, desse modo, alguma continuidade, mas, ao mesmo tempo, um passo em frente:

 1. Somos seres em relação

 Neste primeiro tempo de catequese (até ao Natal), desenvolve-se o diálogo como grande característica do ser pessoa e, simultaneamente, uma marca da identidade cristã. Em definitivo, o  diálogo humano não é mais do que uma consequência de sermos imagem e semelhança de Deus (cf Gn 1, 26-27), imagem de Deus que é amor (cf  1 Jo 4, 8.16), semelhança de Deus que é diálogo e circularidade de vida na unidade da Santíssima Trindade. A própria vivência do Advento e Natal significa a celebração do diálogo novo, que Jesus, o grande Enviado dos últimos tempos, vem iniciar entre Deus e a humanidade.

2. Somos sal e luz ...

 A vida humana é feita de escolhas. Há uma, porém, que é nuclear: é a chamada “opção fundamental” e que indica a direcção fundamental da vida, o rumo que, consciente ou inconscientemente, cada um dá ao seu viver. Essa escolha pode ter muitos nomes: opção pelo amor, pela justiça, pelos pobres, isto é, pelos valores do Reino... Todavia, se é positiva, é sempre uma escolha de Deus. Ao contrário, há sempre a possibilidade de a pessoa se fechar em si mesma e fazer opções pelo ódio, inveja, injustiça, numa palavra pelo egoísmo.

 A catequese destes meses convida a optar por Deus, com Jesus (ligados a Ele), e a ajustar todas as escolhas morais a essa grande opção.

 A Quaresma é um tempo de conversão, isto é, de verificarmos como está a nossa grande opção e se as nossas escolhas estão de acordo com o grande ideal que é Deus, cujo amor infinito celebramos na Páscoa.

3. Somos testemunhas da esperança ...

 Ser testemunhas é dar conta do que contemplámos, experimentámos e transformou a nossa vida: “o que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós estejais em comunhão connosco”(1 Jo 1,3 s). Não se trata de comunicar uma experiência qualquer, mas de transmitir, com a palavra e a vida, a maravilha que é encontrar o Verbo da vida (que significa o próprio Jesus na linguagem de S. João). A presença de Deus em nós torna-se “visível” sobretudo no amor recíproco.

 O verdadeiro testemunho não é apenas individual, mas feito pela comunidade. O terceiro bloco de catequeses do VIII ano pretende ser uma pequena eclesiologia, fornecendo as principais chaves de leitura do mistério da Igreja, como foram dados pelo Concílio Vaticano II, sobretudo nos conceitos de Igreja: Povo de Deus, Sacramento do Reino, Corpo de Cristo… Aí se descobre a centralidade da compreensão da Igreja como comunidade construída na comunhão.

 Uma vez que a experiência do encontro com Jesus é a grande fonte de esperança para cada pessoa e para o mundo inteiro, os cristãos adolescentes são chamados a ser testemunhas anunciadoras do amor de Deus, manifestado em Jesus.

 ASPECTOS PEDAGÓGICOS RENOVADOS
 
- O primeiro encontro deixa de ser simplesmente um encontro dedicado á análise e aprofundamento das experiências vividas pelos pré-adolescentes para um encontro onde ocorre uma abertura à mensagem passando a incluir também um momento de interiorização. (Ver orientações pedagógicas para a catequese de adolescência)
- No segundo encontro valoriza-se para além da Palavra a celebração, a expressão de fé e o compromisso. (Ver orientações pedagógicas para a catequese de adolescência)
- Foi introduzido um pequeno resumo da ideia fundamental a reter em cada tema, apresentado como para “Guardar na memória e no coração”.
- Tornaram-se os encontros mais activos e participativos deixando espaços para que o catequista convide os seus catequizandos a construírem os encontros de catequese, são eles os actores principais o catequista é mais um elemento do grupo que conduz e não deixa que se retenham em aspectos secundários. (Ver perfil do catequista de adolescentes)
- Introduziram-se propostas para encontros entre catequeses que incluem actividades tão variadas que vão desde o visionamento de filmes até á organização de campanhas de solidariedade …
- No catecismo criou-se uma página que contém actividades lúdicas de aprofundamento da fé.