Breve história de "Advento"
«A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita e se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha tinha carácter ascético com jejum abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de São Martinho). Este carácter ascético para a preparação do Natal devia-se à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor e passou a ser celebrado durante 5 domingos.
Só após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. A Igreja entendeu que não podia celebrar a liturgia, sem levar em consideração a sua essencial dimensão escatológica.»
Liturgia do dia: Mc 13, 33-37
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!».
Significado de "vigiar":
- «[...] escutar o que o coração nos dita, os movimentos que descobrimos nele, a sensibilidade que experimentamos a cada momento, a atracção que sentes pois coisas que antes eram diferentes.
- [...] passar pela vida e escutar as batidas do seu coração, dos homens e mulheres que estão ao teu lado, dos acontecimentos de todos os dias.
- [...] descobrir que há coisas que te fazem pensar, te mobilizam, te fazem aproximar delas [...].
- [...] admitir que algo de novo te pode acontecer e que o futuro não está fechado para ti.
- [...] acreditar que em qualquer altura, qualquer que seja a tua idade, deus te pode sussurrar a sua presença e a sua proximidade.
- [...] confiar que, quando perguntamos a nós mesmos "onde está Deus?", é só porque os nossos olhos não são capazes de descobrir que deus está ali mesmo, no próprio local onde nos interrogamos sobre o sue paradeiro.»
Por isso, o lema desta semana é:
«Abre os teus olhos»