Deixo-vos aqui uma apresentação sobre estas religiões feita a partir dos livros "Deus tem mais que um nome" da Paulus: Diálogo inter-religioso
Vimos em seguida que o que é semelhante entre elas, é a fé no Transcendente. A diferença encontra-se na sua definição.
Também aprendemos que há duas categorias de religiões:
a) religiões monoteístas:
- Judaísmo
- Cristianismo
- Islamismo
- Hinduísmo
- Budismo
Lemos depois o evangelho segundo São João (10, 14-16):
14Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, 15assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
A partir desta leitura, concluímos que Jesus conhece todo o ser humano, até os que não fazem parte "deste redil", ou seja, os das outras crenças, e que precisa de anunciar a Palavra de Deus para que haja "só um rebanho", isto é, que todo o ser humano tenha fé no Pai de Jesus, Deus. Concluímos, portanto, que o diálogo inter-religioso está inserido na mensagem cristã e que é tarefa de cada cristão.Reza-mos em seguida o "Decálogo de Assis para a Paz", encontro inter-religioso promovido pelo Papa João Paulo II e realizado em 2002.
Por fim, reflectimos sobre como podemos concretizar esse diálogo com crentes de outras religiões.