domingo, 22 de janeiro de 2012

Catequese 6: Jesus Cristo, Luz do Mundo

Na segunda parte do catecismo para o 8º ano, Somos +, iremos conhecer melhor Jesus Cristo.

Nesta catequese falamos sobre o mundo atual, mundo esse que está marcado pela globalização. Apercebemo-nos que o comercio aproximou as culturas cada vez mais desde os descobrimentos. O desenvolvimento tecnológico e principalmente da comunicação, fez do mundo uma "aldeia global", pois com um "clique" podemos saber o que está a acontecer no outro lado do mundo. No entanto, temos de ter presente que não há só aspectos positivos, pois o desenvolvimento traz também a desinformação e a transmissão de valores contrários à fé cristã.
Neste contexto lemos um e-mail de Jesus ao qual cada catequizando deveria responder:

De Jesus
Para Jovens Corajosos
Assunto Preciso de ti
Preciso de ti, para Me anunciares ao mundo. Mas não te esqueças que, mais alto do que as palavras, fala o testemunho. Dá testemunho desta Vida Nova que estou a fazer germinar em ti, e verás que as palavras sobrarão. Os teus irmãos dar-se-ão conta de que és especialmente feliz, e tens um jeito diferente de ser, viver e estar com todos. Então se perguntarem qual é o teu segredo … fala-lhes de Mim. Sei que não te vais envergonhar de Mim. Porque conheço o lugar que tenho na tua vida: não és capaz de viver sem mim. Ora bem, também eu preciso de ti. Preciso de Apóstolos que, em Meu nome, anunciem o sentido de plenitude que a vida ganha, quando os corações se abrem à Minha presença recriadora. Preciso de discípulos que, em Meu nome, testemunhem a alegria da Fé, da Esperança e do Amor. Preciso de ti…
Um forte abraço deste teu Irmão:
Jesus

Na próxima sessão analisamos o Evangelho de Mt 2, 1-12 tendo em conta o e-mail de Jesus.
No que diz respeito às diferentes atitudes em relação de Jesus que se encontram nesta passagem, vimos que Herodes e os habitantes de Jerusalém querem a morte de Jesus. Por outro lado temos os Magos que quando encontram Jesus o adoram. Estes representam todos aqueles que acolhem Jesus e que O seguem, ou seja, são os primeiros Cristãos.
De seguida analisamos os títulos dados a Jesus. O magos chama-lhe Rei dos Judeus. Os sacerdotes vêm nele o Messias, que quer dizer em hebraico "Ungido". Em grego diz-se "Cristo". Jesus também se pode comparar à Estrela, pois foi esta que guiou os Magos até Belém. Neste contexto, Belém tem uma função importante, pois foi a terra natal de David e foi profetizado que de Belém há-de vir o "Príncipe que há-de apascentar o povo de Israel. Assim, outro título dado a Jesus é "Príncipe da Paz".
No e-mail de Jesus, este pede a nossa ajuda para levar a Boa Nova. Em analogia com este e-mail, verificamos que os Magos ofereceram prendas preciosas a Jesus: ouro, incenso e mirra. Estas ofertas exprimam a fé incondicional do Magos. Também nós somos chamados a entregar-mo-nos totalmente a Jesus e a anunciá-lO como Senhor e Luz de todos os povos.

As repostas ao e-mail de Jesus encontram-se na entrada principal da Igreja paroquial...