domingo, 12 de fevereiro de 2012

Catequese 8: A Opção de Jesus

O tema desta catequese é a criação do projecto de vida de cada um e o projecto de vida do próprio Jesus. Na última sessão estivemos a analisar os nossos próprios projectos de vida, as opções que tomamos até ao presente e as que iremos ter que tomar no nosso futuro. No que toca ao futuro vimos que nem tudo o que projectamos será possível realizar. Então o que fazer? Concluímos que existem três etapas para a concretização do nosso projecto de vida:
a) descoberta e interiorização dos valores (saber o que me pode fazer feliz)
b) tomada de uma opção fundamental (o que me parece mais importante)
c) verificação permanente dos valores e das opções feitas.

Tomamos conhecimento o caso de Marcelino Champagnat que nas suas opções que fez no seu projecto de vida nunca se esqueceu de Jesus e verificamos que nós também não nos podemos esquecer de Jesus durante as nossas opções.

Na próxima sessão iremos ver as opções que Jesus fez no seu projecto de vida para nós chegarmos à conclusão que todas as suas opções tinham como objectivo a construção e iniciação do Reino de Deus.

Deixo-vos uma definição  do conceito "projecto de vida" retirado do site http://conceito.de/projecto-de-vida:

Do latim proiectus, o conceito de projecto refere-se ao conjunto de actividades coordenadas e interrelacionadas que visam cumprir um objectivo específico. Neste sentido, pode-se dizer que um projecto de vida é a direcção que uma pessoa estabelece para a sua própria existência.
Com base nos seus valores, um homem planeia as acções que irá tomar ao longo da sua existência com o objectivo de concretizar os seus desejos e metas. Por isso, o seu projecto de vida será como um programa a seguir para levar a cabo as suas aspirações.
Um projecto de vida implica a escolha de determinadas direcções e a exclusão de outras, o que pode dar origem a um conflito existencial e levar a um estado de indecisão. Este tipo de situações pode ocorrer quando uma pessoa decide ingressar uma certa carreira para trabalhar em determinada profissão; numa dada altura da sua vida, poderá sentir-se desconforme e começar a reflectir sobre o seu projecto de vida.
O principal problema na hora de definir e desenvolver um projecto de vida é a incapacidade de renunciar às possibilidades apresentadas (no nosso exemplo anterior, ao escolher uma carreira, são descartadas as restantes). Da mesma forma, podem existir pressões do ambiente social ou familiar para determinar o projecto individual.
Definitivamente, todo e qualquer projecto é um caminho para alcançar uma meta. Um projecto de vida marca um determinado estilo e um modo de levar a cabo acções que conformam a existência.
Como é óbvio, cada qual tem o seu próprio projecto de vida. Os psicólogos evidenciam a importância de determinar este projecto, para dotar todas as acções de um sentido profundo.