sábado, 14 de abril de 2012

Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro¬. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro:¬ viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.


O que significa, hoje em dia, a Páscoa. Se se perguntar às pessoas na rua, nenhuma identifica o termo com a celebração mais festiva da Igreja cristã. Para o cristão, na Páscoa festeja-se a Ressurreição de Jesus Cristo, a passagem da vida para uma NOVA vida. No entanto, não se deve apenas ficar por aí. A Páscoa deve ser para cada cristão uma ressurreição, uma mudança da própria vida.
Ao lado do significado principal da Páscoa podemos encontrar vários símbolos:
Hoje em dia, o ovo da Páscoa não pode faltar. Este símbolo tem origem na tradição chinesa que a Igreja adoptou no século XVIII. O coelho também é um símbolo inseparável da Páscoa. Este tem a origem na Alemanha, como explicação da origem dos ovos. Como no Natal é o Pai Natal que traz os presentes, na Páscoa é o coelho que traz os ovos. Além disso, existe há alguns anos os ovos de chocolate. Esta tradição é de origem francesa como produto comercial.
Como podemos verificar, os símbolos pagãos são muito importantes para as pessoas, enquanto o significado da Páscoa está cada vez mais esquecido. Portanto, é importante dar a conhecer aos nossos catequizandos o verdadeiro significado da Páscoa, o que não quer dizer que não se deva dar um ovo de chocolate como lembrança "doce".
No que diz respeito aos símbolos cristãos, temos de realçar o círio. Este é acendido apenas uma vez pela Páscoa e significa a luz de Cristo. Outro símbolo importante é a cruz, pois foi nela que Jesus deu a sua vida por nós. Esta significa vida, ressurreição.